quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Um protesto.

Se tem uma coisa de que não gosto é de brigas, sou avessa a esse tipo de coisa, evito tudo para não brigar, escuto calada e depois da pessoa mais calma tento colocar meu ponto de vista ou concordo pra não ter atrito.

Quando vejo outras pessoas brigarem ou saio de perto, ou tento fazer algo para acalmar os ânimos se assim for possível. Me sinto mal por saber de pessoas que estão sem se falar, principalmente se são da minha família, ou próximas a mim.

Existem vários motivos para brigar, tem pessoas que adoram uma boa briga, tem pessoas que não sabem ouvir a verdade ou uma crítica mais insistente e tem pessoas que caçam assunto para brigar, não deixa passar nada, um erro já é motivo pra lascar a lenha na outra pessoa e assim gerar o atrito.

Quando a briga é em família eu acho pior, pois família tem que se entender e já que não tem jeito , tem que conviver junto, pra que ficar brigado?

Uma coisa que acho inconcebível é ficar brigado com mãe, marido e filho. Isso não entra na minha cabeça, pessoas que ficam dias, semanas, meses e casos que são anos, sem se falar por causa de uma briga boba ou as vezes até grave, mas nada como uma boa conversa pra acertar, se não tem como, então o melhor é esquecer o assunto, a gente tem que aceitar cada um como cada um é, tentar ajudar e melhorar, mas se não dá, fazer o que??? Viver brigado é que não dá, são laços de sangue, vc tem aquela pessoa pra sempre com você e por pouca coisa, vai deixar passar o tempo que poderiam estar numa boa, curtindo a presença uma da outra.

Por exemplo, brigar com mãe é complicado, mãe é mãe, muitas vezes falam verdades que doem, mas com certeza elas nunca farão algo para nos prejudicar, se ela esta falando ouça e reflita ela pode estar certa,e se não concorda coloque seu ponto de vista, se não te ouve mesmo assim, o melhor é se calar e concordar e deixar pra lá, ficar sem falar com a própria mãe,( há o que que é isso?), ela te colocou no mundo, o mínimo que se tem que ter é respeito.

Claro que existem suas exceções, cada caso é um caso, mas na maioria das vezes da sim pra contornar a situação e mudar as coisas.

Dt.5:16 : “Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o Senhor, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.”

E brigar com Marido? eu sou casada e sei bem que é difícil se viver um mar de rosas, as vezes a gente das uns mergulhos no mar de rosas e encontra com os espinhos rsrsrsrs.Infelizmente .

Uma coisa que aprendi é nunca levar uma briga a diante, a própria palavra de Deus tem vários ensinamentos de como viver em paz com o marido, um deles é:

Pv 14.1 : “A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua.”

Temos que usar sabedoria, se algo não esta certo e marido vem reclamar, o bom é ouvir, observar se ele está aberto a ouvir seu ponto de vista, ou se esta errada reconhecer o erro.

Eu particularmente piso em ovos com o meu marido, mas eu já aprendi a lidar com ele. E nas horas que acontece algo que ele vem brigar comigo e me dá vontade retrucar eu engulo o sapo, tento ao máximo ficar quieta e ouvir, uma dica que uma pastora me deu é ir beber água, colocar o máximo de água na boca e assim vc não fala, consegue ficar quieta. E depois com calma e de ter refletido ir conversar com seu amado e colocar os pingos nos is. rsrsrs funciona.

Tem uma coisa que acontece comigo, que é esquecer, as vezes ele briga comigo e eu fico quieta as vezes até chateada,mas chega no dia seguinte eu esqueço tudo, as vezes até quero lembrar, mas não lembro, quando é coisa que não da pra passar eu até escrevo pra não esquecer rsrsrs.

Espero que meu marido não leia isso, rsrsrs, mas tem uma tática que é usada com cachorros que dá super certo, que é sempre que o cãozinho fizer algo bom, ou se comportar bem, se dá um biscoitinho ou um cafuné rsrsrs.

Ai você dá uma adaptada, sempre que seu marido fizer algo que lhe agrada, ou ajuda em algo, elogie, não com cinismo e sim com gratidão, ele ira ficar feliz por vê-la feliz, e não exija nada dele, sempre que ele o fizer agradeça e elogie, de beijinhos, abraços uma coisa simples de fazer que surte um belo de um efeito. E evita brigas.

A palavra de Deus também nos adverte sobre ser briguenta.

Pv 21:9 “Melhor é viver num canto sob o telhado do que repartir a casa com uma mulher briguenta.”

Pv 21:19 “Melhor é viver no deserto do que com uma mulher briguenta e amargurada.”

Agora ficar brigada com filhos, também não dá, filho é filho , saiu de você, precisamos ser o exemplo de amor e perdão.

O meu protesto é para as pessoas que ficam sem se falar, muitas vezes morando dentro da mesma casa, ou ficam sem se falar e se ver por muito tempo, por uma briga.

Tudo na vida tem um jeito, só não há jeito para a morte.

O amor supera tudo, o dialogo resolve em muitos casos, a amargura acaba com a felicidade.

Devemos aprender a ouvir criticas, e tentar enxergar como os outros enxergam.

A vida é tão curta, cada dia é tão importante, como pode ficar sem falar com quem amamos?

Um tempo perdido.

Mt.18:21 “Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?"

Mt.18:22  “Jesus respondeu: "Eu lhe digo: Não até sete, mas até setenta vezes sete”

É as vezes não é fácil, mas com certeza é o certo a se fazer.

Eu digo não ao silêncio rsrsrs

Paz

Beijocas

2 comentários:

Marcia Moreira disse...

Eita Pam... vejo que vc está indignada com alguma coisa. Mas vc tem toda a razão!!! Sabe, antigamente, antes de eu conhecer verdadeiramente a Jesus eu era assim... briguenta, e achava que eu tava abafando, me sentia... percebia até que as pessoas tinham receio de mim e eu gostava disso. Hj vejo o qto eu era errada e infantil, ultimamente venho engolindo tantos sapos que meu estômago já virou um brejo rsrs. Vc tem toda razão com sua indignação, e que Deus possa ter misericórdia desses brigões, assim como Ele teve misericórdia de mim... bjs linda.

Sheila disse...

Eita, eita.
Tá tudo bem?
Quem brigou com quem? Posso ajudar?
Beijos, te amo!