quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Medos de Criança… Socorro…

Quando eu era criança, tinha muito medo de tudo.

Tinha medo de escuro: No meu quarto tinha um guarda roupa, desse bem antigos, que tem desenhos naturais da madeira, e quando ia dormir, quando eu olhava pareciam pessoas andando em minha direção.

Tinha medo de uma boneca, chamada fofa, minha mãe teve que dar ela, pois eu não queria vê-la de jeito nenhum. img

“Não lembra um pouquinho o Chuck?”

Tinha medo de disco de histórias infantis, aqueles com vozes e risadas de bruxa, pavoroso, eu morria de medo da história da gata borralheira.

13094262_1

“Achei a imagem do disco, era exatamente este.

Só de ver me dá uma certa agonia”

E morria de medo de buracos de bueiro, tudo por causa de um filme que assisti na casa da minha tia, junto com meus primos, eu era a menor da turma, e os outros já eram maiores, por meses sonhei com o palhaço do filme.

Até hoje sou medrosa, em relação algumas coisas, evito ver filmes de terror, e quando assisto muito esses jornais sensacionalistas, o medo me assombra, mas graças a Deus, sei que Ele sempre está no controle e isso me tira o medo, eu oro e tudo passa, rsrsrs. ( to falando que ainda sou uma menininha rsrsrs)

O caso é que agora, quem deu para ter medo é meu filho Pedro.

A uns dois dias atrás, ele acordou no meio da madrugada, chorando desesperado pois tinha sonhado com o salgadinho de queijo ( ahn! medo de salgadinho?)

Perai eu explico, rsrsrs, tem um desenho dos Vegetais, como nome de “Os Piratas Que Não Fazem Nada”.Os_Vegetais_-_Os_Piratas_Que_Nao_Fazem_Nada

E tem uma cena do filme que um dos personagens é atacado por salgadinhos de queijo, ele grunhem e mordem.The_Pirates_Who_Dont_Do_Anything__A_VeggieTales_Movie_Wallpaper_4_800  PirateCheezCurlz

E depois desse sonho, ele vem sentindo medo do escuro, medo de desenhos que apareçam qualquer personagem estranho, medo da tv desligada, medo do guarda roupa com as portas abertas, medo de barulhos a noite.

Dá uma dó!

Eu sei o que é ter medo, e sei que para a criança o medo é um sentimento muito ruim, que foge do controle.medo_by_allexallex

Conversei com ele naquela noite, oramos e pedimos para que Jesus tirasse todo o medo de seu coração, disse que monstros não existem, e que sempre que ele sentir medo, que ele feche os olhinhos e peça para que Jesus o proteja e tire todo o medo dele.

O mais bonitinho, foi que no dia seguinte, enquanto ele jogava vídeo-game, algo o assustou, ele logo desligou o jogo e ficou quietinho, e depois de um tempo veio me contar que tinha orado para Jesus e que o medo já tinha ido embora.

Hoje pesquisei sobre o assunto, e o aconselhável é não dar muita ênfase quando a criança vier contar, e logo distrai-la, e não é fazer com que entenda que monstros não existem, e sim entrar no mundo imaginário deles e tentar mostrar que eles podem fazer o monstro ir embora, um exemplo: é dar um spray com água para a criança e dizer que é um spray anti-monstro.

Não sei se é muito viável.

Estou mesmo é meia perdida, não sei bem como lidar com essa nova situação.

Você pode me Ajudar!

Me conte como você agiu, quando seu filho começou a ter medo de monstros!

13 comentários:

Unknown disse...

Oi Pam, nossa, que situação hein amiga!

Aqui em casa somos todas muito molengas por causa do medo, eu e minhas duas filhas, Bruna de 19 e Isabella de 11... o fato é que até hoje elas jogam os colchões no chão do meu quarto e dormem comigo, principalmente durante a semana, quando o maridão não está...

Ontem fomos no cinema e passou um trailler de um filme de terror... pronto, foi o suficiente pra todo mundo dormir amontoado, inclusive a Lilica rsrsrs.

Mas esse lance que vc disse do spray de água acho que é muito válido, pois uma criança pequena não entende que monstro não existe, mas se vc der um "super poder" para ele, com certeza vai amenizar a situação!

Tenho um sobrinho, o Lucas, que tem medo de tuuuuudo e minha cunhada tem sempre em casa uma aguinha, tipo água benta, e sempre que ele está com medo ela faz uma cruz com essa água na testinha dele... e super resolve!

Outro dia ele veio dormir aqui em casa e perguntou da água... tive que inventar que também tinha da água e passei água de torneira na testa dele e ele acreditou, tadinho... mas o importante é que ele dormiu a noite inteira!

Minha amiga Neli, aquela que apresentei no meu blog hoje, tem dois filhos pequenos e talvez ela tenha alguma dica boa para te dar... vai lá e aproveita para conhecer o blog dela: caprichosbyneli.blogspot.com

Beijo bem grande e boa sorte com o filhote! =)

Rafaela Fajardo disse...

Ai,Pam...meu filho passa pela mesma fase que o seu!O que tento fazer é encoraja-lo,mostrar que é só coisa da nossa imaginção mas uma meia luz ajuda muito pra criança se sentir segura e ver que aquele 'monstro' na verdade é o casaco dele pendurado por exemplo...te confesso que quando ele vai pra minha cama,agarro ele bem forte e deixo ele lá comigo...é certo?Pro meu coração é...rs
Beijos querida!
Obrigada pelas palvras carinhosas lá no Casa,tá?

Unknown disse...

Não to falando que quanto mais eu te conheço masi eu me assuto com as coisas que temos em comum!!!
Eu tbm tinha medo desse disco e me deu uma coisinha de ver o desenho dele, sei lá, parece assombrado. Ai pam! Sofro tanto com esses meus medos, não olho mais filme nenhum de terror tbm, ultimamente nem noticiário eu assisto mais, pois me assusta saber que existe pessoas tão más!
Beijinhos flor

Anônimo disse...

Pam, a Julia nunca foi medrosa, eu acho até que demorou pra eu ver alguma reação de medo dela, mas ela tem medo do escuro eu acabo respeitando esse medo dela..eu acho que sentir medo é ruim, mas é incontrolável pra criança..entende? Ninguem sente medo por que quer, então eu a respeito, explico pra ela e respeito, a protejo, digo que eu não vou deixar nada acontecer com ela, que eu to de olho nela 24h e Ah!!! uma vez ela estava tendo pesadelos direto, eu falei pra ela que Deus me deu um super poder de mãe, e antes dela dormir eu colocava a mão na cabeça dela orava, falava alto assim...eu ordeno que minha filha tenha um sono tranquilo, sem sonhos ruins, pois Deus me deu o poder de protege la, e ela precisa acordar bem pra ir a escola...não sei pq, mas funcionava, ela me chamava todo dia pra fazer isso, até que esqueceu!
Acho que é tudo psicológico, ela acreditava nesse meu poder de mãe, confiava tanto, que não sonhava mais pesadelos..deve ser isso!

Marcia Moreira disse...

Poxa Pam... é complicado, ainda mais pra mim que "sou medrosa até hj!!!" e para os meus filhos que ainda são pequenos... Mas o Gui outro dia ganhou o dvd do "Monstros SA" e eu coloquei pra ele assistir, como sempre ele pediu pra eu sentar do lado dele e assistir com ele, fiquei um bom tempo e depois saí e deixei ele assistindo sozinho. De vez em qdo eu olhava pra ele e ele sério prestando atenção, depois olhei de novo e ele estava encolhidinho do lado da poltrona com a mão no rosto mas com os dedinhos abertos ainda prestando atenção no filme. Eu me assustei e perguntei pq ele tava assim, ele com os olhinhos cheio de agua disse que era o monstro (na verdade o nome do filme ja diz tudo mas tem os "do bem" e os "do mal") e era o do mal que tava assustando ele. Eu queria tirar o dvd mas ele não queria, mesmo com medo queria assistir mas eu não deixei ele assistir mais e por dias ele ficava lembrando do monstro até que esqueceu. Só que eu tive que conversar bastante com ele (nem sei se ele entendeu???) e eu tbm disse que monstro não existia que era só desenho e que Deus nos protegia... A verdade é que nós que vacilamos em deixar eles assistirem esses tipos de filmes que são intitulados infantis mas que tem histórias e personagens de adulto... Sei que algum dia de alguma forma que eu não possa evitar ele vai ter contato com certas coisas (como filmes) que possa prejudicar o psicológico dele mas enquanto eu puder evitar, eu vou evitar...

Marcia Moreira disse...

Ah... e sabe esse filme do palhaço no bueiro??? Ah, minha filha eu tbm assisti e morro de medo de palhaço até hj, parece que todos são do mal... rsrs. Meus irmãos me assustaram muito qdo eu era criança e eu cresci uma "cagona" (desculpa pela palavra... rsrs). Odeio acordar de madrugada e perder o sono, não durmo sozinha nem a pau e muito menos de luz apagada. Pode parecer engraçado mas eu não quero de jeito nenhum que meus filhos sejam como eu: medrosa!!!

Marcia Moreira disse...

Caramba... não paro de escrever... é que eu lembrei que outro dia assistindo a Super Nany uma menininha tinha medo de dormir no quarto e a S.Nany inventou (sabiamente) uma varinha com uma estrela na ponta (coisa de fada, né?) e colocava purpurina na estrela e fazia a menina jogar no quarto dizendo pra todo mal e todo medo ir embora e a menina fez e parece que resolveu... É mais ou menos essa agua... tem que ser algo com que faça que eles acreditem que seja milagroso.Eu acredito que ajuda bastante... bjs e desculpa o livro que escrevi pra vc... rsrsrs Bjo

Patrícia Martins disse...

Flor, eu não tenho pequenos como sabe, mas quando eu era pequena tinha medo do saci (acredita) tudo pq uma empregada contou uma história malvada. Ai minha avó começou a contar histirias divertidas, arteiras e tals, com o tempo parei de ter medo e até comecei a gostar dele. Acho essa historia da agua válida. Tudo é imaginação e com o tempo vc pode até contar para ele que é de mentirinha e que ele pode inventar outras ferramentas conta-medo. Pois que manda na imaginação dele é ele! Não é? Um beijo
Tri

Feito a Mão disse...

Oi, Pam, nunca passei por uma situação assim. Mas a minha caçulinha é meio medrosa. Sempre que alguma coisa a assusta, eu procuro não menosprezar seu sentimento de medo, mas digo que ela é forte para enfrentar o que quer que seja e que a mamãe estará no quarto ao lado, se ela precisar.

Vi na Crescer, um mês desses, uma dica de um pai que desenhou com a criança um cartaz de monstro dentro de um símbolo de trânsito cortado, do tipo proibido estacionar, buzinar, etc... E colocou na porta do quarto: proibida a entrada de monstros. Funcionou para a criança e ela passou a dormir a noite toda. Pode ser uma dica...

Sinceramente, não sei se ajudei, pois como eu disse no começo, nunca passei por isso, então não sei nem o que dizer.

Bjks

Núbia disse...

Ei mocinha tudo bem?! tem selinho pra você no meu blog!

bjinhosss

Blog Dri Viaro disse...

Oi amiga, vou ser bem sincera, essa situação não passei com as crianças ainda né, pq eles são bem pequenos. Claro, teve uma noite ou outra que Teté já teve pesadelos e veio dormir comigo, mas depois eu nme perguntava o que era, ou se perguntava, como vc mesma disse, não dava muita enfase. Agora esse negocio sobre spray anti monstro kkk nunca tinha ouvido falar, mas na meu caso, eu diria aos meus filhos que os monstros não existem, assim como vc fez, e dizer para eles pediram a Jesus que os guardem de todo e qualquer mal, tenho certeza que assim vc está no caminho certo :)
bjsss e otimo fds pra vcs, sem monstros vegetais claro hehehe

Tathyana disse...

Oi Pam, muito obrigada pelos recadinhos no meu blog :)

Existe uma fase que a criança fantasia muito e acaba não tendo controle entre fantasia e realidade. Tente mostrar pra ele o que é fantasia, por exemplo os desenhos, os filmes, as histórias...que são coisas de mentirinha. Não deixe ele assistir desenhos ou filmes que antes de dormir. O ideal nesta idade é um jogo, pra que ele não fique muito estimulado antes de deitar. Mass se esses comportamentos persitirem, leve-o a um psicólogo infantil pra poder ajudar vcs com mais eficácia. Beijosss e se precisar grita.

Unknown disse...

OI PAM,ANTES DE DORMIR,EU FAÇO UMA ORAÇÃO COM MEUS FILHOS,TODOS DE MÃOZINHAS DADA,A ORAÇÃO É MUITO IMPORTANTE...DENTRO DO LAR EM FAMILIA E TB JA ACOSTUMEI ELES EM ESTAR UNGINDO COM UM OLINHO,EU COMPREI UM VIDRINHO DE ÓLEO EM UMA LIVRIARIA CRISTÃ,ENTÃO SEMPRE Q OS MEUS FILHOS SAIEM SEM MIM,OU SENTE ALGUM TIPO DE MEDO SEJE ELE QUAL FOR EU PASSO O OLINHO UNGIDO NELES
BOM PRA MIM ESTA SENDO ÓTIMO,VAI DA FÉ DA PESSOA.
DEPOIS Q ADOTEI ESTE MÉTODO AQUI NÃO EXISTE MAIS MEDOS É UMA GRACINHA ELES QUANDO VÃO SAIR JÁ LOGO PEDE MÃE FAZ A ORAÇÃO PRA MIM E PASSA O OLINHO,ASSIM AQUI EM CASA ADIANTOU CREIO Q PRA VC TB IRÁ ADIANTAR POIS É DE DEUS E COM O SOBERANO TD É MAIS FÁCIL,BJUSS NO CORAÇÃO!!!!!!!!